
A palavra “religião” deriva do latim religare (religar, voltar a ligar) e induz uma reconexão entre o aspecto espiritual e o social/material do ser humano. Infelizmente, a humanidade passou a confundi-la com o exercício da prática moral-religiosa em si, o que muito a restringe. Exercer religiao é muito mais do que frequentar um templo. É entender que pertencemos a um Universo vivo e interligado por fontes criadoras divinas, e que também somos co-criadores dela, pois atraves de nossas acoes e pensamentos, influenciamos de forma positiva ou negativa seu progresso.
E, face aos atuais conflitos e impasses resultantes do crescimento populacional e do mau uso que fazemos na Terra, nunca foi tao necessária essa pauta: Conscientizar e promover essa reconexao do Homem com a Natureza.
O espiritsmo, entendido como uma base de normas morais, filosóficas e científicas, nao poderia ignorar essa responsabilidade. Consciente de seu enorme papel social (2% da população brasileira, estimada em junho de 2021, é de espíritas , representando um percentual de 4.264.000 de pessoas, e que conta, ainda, com cerca de 6 a 7 milhoes de pessoas no mundo), a Federacao Espírita do Brasil FEB oficializou, no 5.CongreMOVE (congresso brasileiro sobre ecologia e sustentabilidade realizado no início de 2023 no Brasil), uma nova campanha, que tornou-se premissa básica e que já norteia toda comunidade espírita desde de entao. Trata-se da Campanha Nacional Permanente de Conscientização Ecológica (CNPCE), desenvolvida entre a FEB, as casas espíritas brasileiras e demais orgaos ecológicos.
A questao é: Sabemos que o nosso Planeta está transitando de um Planeta de Provas e Expiacoes para um Planeta de Regeneracao. De que forma o Movimento Espírita pode ajudar na conscientizacao de que precisamos de um Planeta saudável e preservado para darmos continuidade ao nosso processo evolutivo, e como minimizarmos os atuais impactos socio-ambientais oriundos de nossos erros.
Essa nova linha de conduta nos alerta que todos devemos colaborar, se quisermos falar de evolucao moral e espiritual consciente. Dessa forma, as reunioes, estudos e encontros nas comunidades espíritas, – especialmente as reunioes com os grupos da infância e da juventude- passaram a propor, discutir, ensinar e abordar temas como a preservacao do meio ambiente e técnicas de sustentabilidade. Nao se pode falar em evolucao espiritual sem que o entorno material (mineral, vegetal e animal) do Planeta seja preservado e respeitado como objetos da criacao divina.
“No princípio Deus Criou o céu e a terra. ” (Gênesis 1:1)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu, em 22 de janeiro de 1998, que “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença”, e já há quem reinvindique também a reintroducao do termo ambiental no conceito, pois nao há como ser saudável num mundo poluído e escasso.
O Grupo de Estudos Espíritas Lívia Lentulus, ciente de seu papel social, apoia e incentiva essa iniciativa. Deixamos aqui um link que nos remete á cartilha de orientacao dessa Campanha, como base de orientacao às casas espíritas fora do Brasil, para que todas possam acolhê-la e apoiá-la dentro de suas possibilidades.
E, para que possa ser compreendida pelos queridos irmaos de fala germânica que visitem nossa página, tomamos a liberdade de fazer uma livre traducao da mesma. Agradecemos pela leitura, pelo interesse e por todo e qualquer apoio que possam dar nesse intuito.
“Seja você mesmo a mudanca que quer ver no mundo” – Mahatma Ghandi
(Obs.: Veiculacao de link autorizada por Sr. Geraldo Campetti – FEB, em junho de 2023)
Você pode encontrar mais detalhes no documento abaixo:
Você pode entrar em contato conosco através do e-mail lentuluslivia@gmail.com ou seguintes canais:
Sie erreichen uns über lentuluslivia@gmail.com oder folgenden Kanälen:
