O Espiritismo

Há muitos textos longos e eruditos sobre esse tema, porém, cremos que quem visita nossa página pela primeira vez anseia um breve painel, para saber se realmente se enquadra naquilo que procura. Nenhum tema pode ser esgotado em poucas palavras. Por isso, aconselhamos que os interessados entrem em contato conosco, onde poderemos melhor responder dúvidas, além de sugerir estudos mais aprofundados, que ocorrem em nossos encontros virtuais, bem como orientação de livros da codificação Espírita e obras adjacentes.

Vocês não precisam ser espíritas para isso. Basta que tenham interesse em conhecer melhor essa Doutrina de cunho filosófico e científico com aspecto religioso, cuja premissa gira em torno da constante evolução moral do Espírito, que se dá através das reencarnações sucessivas e, nos intervalos delas, também no mundo espiritual.

O Espiritismo surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas pelo renomado pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804 – 1869). Sua biografia encontra-se na aba Biografias.

Após dedicar-se ao estudo científico do magnetismo, e investigar os fenômenos das chamadas “mesas girantes”, que consistiam em eventos onde acontecia o movimento anormal de mesas e objetos sem qualquer tipo de interferência humana, Kardec se convence de que ali não mais se tratava apenas de uma brincadeira de salão, mas identifica, nos locais onde o assunto era tratado com a devida seriedade, a existência de um princípio inteligente e individual por trás dos tais eventos.

Ele começa a se interessar pelo universo relacionado ao percurso do Espírito encarnado (vivo, numa experiência terrestre) ou desencarnado (sem um corpo físico, em outro plano), e realiza uma pesquisa séria, onde tem a oportunidade de interagir com vários espíritos, através de médiuns também variados (inclusive adolescentes), buscando informações, respostas, esclarecimentos e conhecimento.

O resultado dessa árdua pesquisa foi codificado por ele em cinco principais obras (favor visitar a aba Codificação para maiores esclarecimentos), que servem como guia de estudo e de reflexões para toda a doutrina espírita: “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns” (1859), “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1863), “O Céu e o Inferno” (1865) e “A Gênese” (1868). O conjunto de todas essas obras é conhecido como a Codificação Espírita ou Pentateuco. (*) penta-. (grego pente, cinco) – elemento de composição que significa cinco. Pentateuco Espírita: a coleção dos cinco primeiros livros espíritas.

Por que é importante usarmos o termo CODIFICACAO? Porque Kardec não criou, não produziu esses livros a partir de sua mente inventiva. Os conteúdos das obras foram consequências de seus diálogos com as entidades espirituais citadas, autorizadas pelo o plano espiritual superior, e a aptas à essa tarefa de estabelecer um contato harmônico entre os dois planos, Terra e Plano Espiritual, além de nos trazer informações até então desconhecidas.

Eles coordenaram, por meio de médiuns variados, toda essa tarefa, com a missão de ajudar a guiar a humanidade em rumo da evolução espiritual. É claro que, para isso, a intelectualidade de Kardec, sua capacidade de raciocínio sistemático, lógico e científico foram primordiais, e seu trabalho, impecável.

A partir daí, surge essa nova ciência experimental, O Espiritismo, que vem conquistando cada vez mais adeptos, prioriza a fé raciocinada como base de conduta, fixada em um tríplice aspecto, sendo ele: filosófico, porque toda filosofia gera uma ética e um apelo à razão, ao bom senso. Como filosofia, o Espiritismo compreende todas as consequências morais que dimanam das relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; científico, porque estuda, à luz da razão e de pesquisas específicas, os fenômenos mediúnicos, isto é, os fenômenos provocados pelos espíritos e que são fatos naturais, e como aspecto religioso, no sentido de reconexão do Homem com o Divino, tendo por fim sua transformação moral, baseando-se nos ensinamentos de Jesus Cristo para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade. A religião simboliza o ângulo divino que liga o Homem ao céu, ao Divino, edificando e iluminando seus sentimentos, independente de ritos ou de dogmas.

Também Bíblia Cristã costuma ser consultada entre os espíritas, tendo em várias passagens fontes de referência literária sobre o mundo espiritual. O Espiritismo não inventou a mediunidade, que já era mencionada por vários povos e culturas desde eras remotas. Seu diferencial é, portanto, que sua Doutrina veio nos trazer informações e orientações preciosas do mundo “não material” (livrando-nos de suposições fantasiosas ou sobrenaturais de outrora), como a pluralidade dos mundos habitados, a reencarnação com intuito de progredir, (posto que não crê em regressão espiritual, como outras religiões reencarnacionistas), e na figura de Jesus Cristo, como o maior e mais evoluído espírito que já esteve na Terra, sendo tomado como modelo e exemplo a seguir.

O Espiritismo veio orientar, também, que todos os seres humanos possuem certo grau de mediunidade, ou seja, um canal de comunicação entre o mundo material e o imaterial (dos espíritos). Porém, existem pessoas com maior sensibilidade para estabelecer esse elo comunicacional: os chamados médiuns ostensivos, que são responsáveis por se comunicarem com os espíritos de inúmeras maneiras, sendo a psicografia e a incorporação os meios mais comuns.

Um dos principais nomes do espiritismo foi o brasileiro Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (1910 – 2002, favor buscar sua biografia na aba Biografia), portador de grande mediunidade, e responsável por psicografar, através de diversos Espíritos, mais de 450 obras espíritas adicionais, todas com rendas revertidas às obras assistenciais.

Os encontros dos grupos espíritas são totalmente gratuitos, isentos de rituais e sempre baseados na caridade e no amor ao próximo como premissa básica. Abaixo, transcrevemos um trecho denominado A Prática Espírita, pela Federação Espírita Brasileira, para maiores esclarecimentos.


A prática Espírita

Tendo em vista que comumente surgem informações relacionando a Doutrina Espírita com as atividades de jogos de tarô, cartas, quiromancia e outras, a Federação Espírita Brasileira esclarece como se desenvolve a prática espírita:

Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes

A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.</li>

O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.</li>

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los

Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem

O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza


Esperamos ter dado uma breve visão do Espiritismo, e caso tenhamos aguçado sua curiosidade, estamos à disposição para um debate fraterno. Há muitas Casas Espíritas na Alemanha que também ficarão imensamente felizes com seu interesse. Deixamos aqui mais uma vez nosso contato, bem como o de nossa Federativa DSV:

Contato GEELL: livialentulus@gmail.com

Contato Federativa Espírita Alema – DSV: https://www.spiritismus-dsv.de

Saudacoes fraternas,

GEELL Team


Você pode entrar em contato conosco através do e-mail lentuluslivia@gmail.com ou seguintes canais:
Sie erreichen uns über lentuluslivia@gmail.com oder folgenden Kanälen: